sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Encerramento ESPEAD 2007/2

Prefácio à postagem...

Acredito que essa seja a derradeira postagem sobre essa caminhada no ESPEAD no semestre 2007/2. Escrevo mais como uma associação livre de idéias, sem muita preocupação com a forma e até mesmo sem refletir muito sobre o conteúdo. Procurei deixar as palavras verterem para a tela e acredito que seja um bom material para uma futura meta-reflexão sobre o meu processo de ser tutora e de construção das minhas aprendizagens...

Retrospectiva 2007/2 ou sobre algumas (grandes) coisas que aprendi...

Aprendi que trabalhar com equipes diferentes é muito enriquecedor, pois é possível convivermos e descobrirmos que não existe somente uma forma de trabalho, embora a sensação de entrosamento pode se estabelecer mais com algumas pessoas do que com outras,

Aprendi que as pessoas podem mudar sua forma de trabalho dependendo com quem fazem parcerias e que isso é importante para seu crescimento pessoal e profissional,

Aprendi que o trabalho do outro pode contribuir com o meu trabalho, aprimorá-lo e vice-versa,

Aprendi que com o diálogo é possível a realização de um trabalho bom e integrado, mesmo que existam diferenças entre as pessoas,

Aprendi que reuniões “à distância” podem funcionar tão bem ou melhor do que encontros presenciais,

Aprendi que escrever um texto cooperativo é possível, prazeroso e oportuniza a descoberta de afinidades e projetos comuns,

Aprendi que minhas intervenções junto aos alunos são importantes quando me deparo com a citação de provocações minhas em alguns portfólios de aprendizagens,

Aprendi que posso e faço a diferença na vida das pessoas,

Aprendi que sempre posso aperfeiçoar um projeto, mas mesmo que não o considere perfeito tenho que colocá-lo “na roda”, pois isso me rendeu a entrada no doutorado,

Aprendi que uma crítica ou um questionamento não significam uma ameaça, mas sim uma oportunidade para rever pensamentos e atitudes,

Aprendi que devo defender o que acredito, pensar porquê acredito e estar aberta às crenças e opiniões dos outros,

Aprendi que devo aprender a conjugar corretamente os verbos em português,

Aprendi que para aprender coisas novas e rever antigas posições é importante estar aberta à dúvida e à incerteza,

Aprendi que vou e quero aprender muitas coisas nesse ano que se inicia...

Que 2008 seja um ano marcado por novas e instigantes aprendizagens!

Um comentário:

Chan disse...

Que deleite visitar teu espaço de idéias!

Reflexões requintadas (não requentadas, não me entenda mal!) que me enchem de saudades das nossas conversas, com cafés intermináveis, entre as folgas da senzala.

Beijos verbais.