terça-feira, 27 de novembro de 2007

Aprendizagens cooperativas da irmã coruja


Fiquei várias semanas refletindo sobre alguma contribuição do Curso e da Tutoria para a minha vida pessoal. Nada me vinha à mente, faltavam idéias e o próprio hábito de refletir (e expor) mudanças na vida da “Simone”. Na maioria das vezes o que sobressai nos meus relatos é a “Simone estudante” ou a “Simone profissional”, como se fossem três pessoas diferentes... Porém, a algumas semanas atrás, me vi tomada pelo movimento de auxiliar meu irmão na elaboração do seu TCC. Ele faz Ciências da Computação na PUC e seu trabalho é a proposta e implementação de um ambiente de EAD que integra recursos síncronos (chat) e assíncronos (fórum) na mesma ferramenta, o Pnyx. Ele funciona de forma semelhante ao Gmail e pode ser integrado ao Moodle.

Pela primeira vez durante toda a formação dele tivemos momentos intensos de diálogo sobre o trabalho, pois a especificidade técnica quase sempre o afastava das conversas familiares sobre as atividades profissionais. Eu e minha mãe (pedagoga) não conseguíamos nos aproximar da linguagem dele, o que impedia muitas vezes os movimentos de conversa. Foi então que o TCC e a escrita do meu projeto para o doutorado proporcionou a aproximação. Começamos a trocar textos sobre o histórico da EAD, discutimos sobre as diferenças entre os modelos instrucionais e colaborativos, do papel de alunos e professores nos modelos. Comecei a cooperar com o texto do TCC propondo sentenças e parágrafos relacionados com a aprendizagem colaborativa. Recordo que o último texto que sugeri para ele foi um texto da profa. Rosane que fala sobre as diferenças entre “ensino na rede” e “aprendizagem em rede” (que alguns meses atrás foi me sugerido pela colega tutora Simone Garcia). A partir deste texto conseguimos construir um parágrafo do TCC (em resposta a um questionamento do orientador dele) sobre a importância da interação entre aluno-aluno, aluno-professor e que contribuía para a justificativa da própria proposta do sistema Pnyx.

Fora a preocupação dele com prazos de entrega, adequação do texto, acredito que esses momentos de conversa e escrita cooperativa puderam não só nos proporcionar uma troca interdisciplinar de saberes como também aproximar nossos laços fraternos. Anotem aí o nome do sistema, tenho certeza que vai fazer bastante sucesso. Quem garante é essa irmã coruja.

Nenhum comentário: