terça-feira, 23 de outubro de 2007

SIC UFRGS 2007





Hoje assisti cinco trabalhos apresentados na sessão Educação, comunicação e tecnologias -A. Dos trabalhos assistidos, três deles trataram mais diretamente de questões vinculadas à educação a distância.


* O primeiro deles, intitulado "Avaliação institucional e avaliação da aprendizagem na educação a distância", é realizado na Universidade do Extremo Sul Catarinense e foi apresentado por um bolsista do curso de matemática. Em linhas gerais, um dos objetivos do trabalho era estudar a possível aplicação em EAD da avaliação da aprendizagem diagnóstica e processual. Foi realizada em uma turma de 12 alunos da disciplina de métodos quantitativos do curso de economia. Pela apresentação (e pelo pôster) do bolsista não ficou muito claro como essa avaliação aconteceu. Acredito que o grande mérito do trabalho foi fazer pensar sobre a incipiência do debate sobre a avaliação em EAD. Por outro lado, fiquei pensando o quando estamos nos debruçando sobre esse assunto no PEAD, buscando sempre problematizar e qualificar a avaliação não como um fim em si mesma, mas sim como uma parte do processo de aprendizagem dos alunos.

* O segundo trabalho chamava-se "Açai blog. registro, acompanhamento e interação em atividades pedagógicas", desenvolvido no colégio de aplicação da UFRGS e apresentado por uma bolsista do curso de artes plásticas que é a designer do projeto. A idéia geral do projeto é a criação de um ambiente virtual que possibilite a interação dos alunos, professores e usuários da internet. Não ficou claro na explicação da bolsista como essa interação com os usuários da internet acontece, pois foi explanado que só poderiam postar nas comunidades participantes aqueles que estivessem nelas inscritos. Não conseguimos fazer essa pergunta para a bolsista devido a condução da coordenadora da sessão. Procurei informações sobre o projeto no site (http://lead.cap.ufrgs.br/acai) mas não localizei nada a respeito da proposta de criação ou histórico deste projeto. Fiquei pensando que no PEAD estamos cada vez mais refletindo sobre o uso dos Blogs como espaço de interação (alunos, professores e tutores) e, atualmente, sua utilização como forma de avaliação das aprendizagens. E isso sem precisar utilizar nenhum software específico, apenas utilizando os recursos gratuitos da internet...

* O último trabalho, "Projeto UNISC - alfabetização digital", é desenvolvido pela UNISC em parceria com o Supermercado Miller (é isso mesmo...) e foi apresentado por um bolsista do curso de licenciatura em computação (achei interessante essa ênfase de curso, acredito que não exista nas faculdades da grande Porto Alegre). Esse projeto se caracteriza como um projeto de extensão que visa oportunizar a inclusão digital (pois um dos requisitos para a participação é que o candidato não tenha conhecimentos em informática) bem como a parceria da universidade com escolas da região. Penso que o projeto é uma grande iniciativa para a disseminação dos conhecimentos digitais em uma comunidade que parece (pela fala do bolsista) não ter muita intimidade com o uso do computador. Por outro lado, algumas questões ficaram pendentes. Por exemplo, foi comentado que poucos funcionários do supermercado procuram o curso. Esse fato aparentemente não é problematizado pelos participantes do projeto.

De uma maneira geral, os trabalhos foram apresentados de uma forma um tanto superficial, não permitindo um amplo entendimento sobre as propostas. Devido ao pouco tempo para cada apresentação bem como pela condução da sessão feita pela coordenadora, houve pouco espaço para os questionamentos e para o diálogo.

Nenhum comentário: