segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Sobre portfólios de aprendizagem

A discussão em voga nestas duas últimas semanas, pelo menos no pólo de Sapiranga, foi o acompanhamento dos portfólios de aprendizagens dos alunos. Muito se debateu, tutores sugerindo que o acompanhamento fosse feito pelos professores, professores comentando que o tempo para tal é curto. Todos reconhecendo a importância do trabalho... Diversas opiniões sobre a viabilidade ou inviabilidade de tal tarefa. Díficil falar se algo é possível de ser feito sem termos noção do tamanho do desafio. Voltei para casa um tanto incomodada com os debates e resolvi passear pelos blogs das alunas. Primeiro me deparei com a tabela de acompanhamento muito bem organizada pelas tutoras do Seminário Integrador III e tutoras do pólo. A partir das informações ali disponibilizadas fui direto aos blogs que tinham postagens da interdisciplina EPPC. Encontrei comentários belíssimos sobre o conteúdo da interdisciplina. Nos posts pude perceber o quanto a interdisciplina está fazendo elas refletirem sobre as questões propostas. Espero que possamos chegar a um acordo sobre este acompanhamento, pois creio que as postagens merecem nossa visita (de professores e tutores) e comentários muito atenciosos. Não é isto o trabalho interdisciplinar?

Um comentário:

Renato Avellar disse...

Olá Simone, também levei o assunto ao debate no pólo de Gravataí, contudo, achei que não houve muita aderência à idéia sobre o acompanhamento por parte dos professores, e até me convenci de que é mais apropriado o acompanhamento pelos tutores. Mesmo assim achei que o debate merecia mais atenção.
Beijos!